Sempre ouvimos falar sobre revisão no veiculo ANTES de viajar, não é mesmo?! Mas você sabia que também é importante verificar alguns itens DEPOIS que chegar daquela viagem? Por isso preparamos um “CheckList”, dá uma olhada.

Assim que chegar de viagem, você  deve se preocupar em checar o estado do seu veículo para não comprometer a sua volta à rotina de trabalho, especialmente em relação à sua segurança e de sua família. Em uma revisão básica é possível analisar alguns itens e, em alguns casos será será preciso ir até a uma oficina.

Os principais itens, são:

  • Verifique os pneus, porque normalmente nessa época do ano a incidência de chuvas tende a ser maior. Caso tenha ido viajar com os pneus em uso, a troca é recomendada quando a altura da banda de rodagem chega a 1,6 mm, mas com 2 mm já fica comprometida a aderência e aumenta o risco de aquaplanagem. Ah, lembrando que o estepe também deve estar sempre calibrado.

  • Outro item importante é fazer o alinhamento e o balanceamento. Se você rodou mais na cidade pode não ter notado problemas, mas nas estradas andamos em altas velocidades e o carro desalinhado pode “vibrar”, tendendo a escapar da trajetória.  Como consequência, os pneus ficam cantando, haverá dificuldade para voltar o volante em curvas e sem contar o desgaste irregular.

  • Já com os freios é exigido uma atenção especial. Quando for ao mecânico, peça para verificar os discos, pastilhas, tambores e fluido. Caso haja vazamentos é sinal de algum defeito no sistema. Por isso, se o nível estiver baixo peça para ele verificar, porque não se deve completar.

  • Aproveite a visita e peça para verificar todos os fluidos do carro, como o da direção hidráulica, do arrefecimento e lavadores do para-brisa, além do óleo do motor e do câmbio.

  • Se viajou para um local que faz muito calor, é necessário ter cuidado com a bateria, pois o calor acelera sua degradação, sendo assim é fundamental testá-la. Não deixe de conferir o estado das lâmpadas também, que mesmo com baixo custo e sendo fáceis de trocar são extremamente significativas para a segurança, principalmente no uso à noite.

  • Confira os equipamentos que são obrigatórios também, as condições de macaco, chave de roda e triângulo, pois com a sua falta deles você pode ser multado.

E ai, ta tudo certinho?